Divulgação

‘Tarsilinha’ é inspirado no conjunto da obra da artista visual mais representativa da primeira fase do modernismo

Uma das principais artistas do país e que teve grande força durante a Semana de Arte de 1922, em São Paulo, Tarsila do Amaral será homenageada nos cinemas com a animação “Tarsilinha”, dirigida por Celia Catunda e Kiko Mistrorigo, os mesmos criadores de Peixonauta e O Show da Luna!.

A personagem principal e? uma garota de oito anos que embarca numa aventura fantástica para recuperar objetos muito especiais, que foram roubados da caixinha de recordações de sua ma~e.

Em sua viagem, Tarsilinha vera? coisas incri?veis, tera? que enfrentar seus medos, superar obsta?culos e voltar para casa com todas essas lembranc?as.

O longa chega às salas de cinema do país no dia 17 de março (o trailer você confere abaixo), trazendo elementos das culturas nativas indígena, africana e dos colonizadores portugueses, assim como personagens mágicos, saídos das lendas brasileiras e das obras visuais de Tarsila do Amaral, como o famoso Abaporu e outros quadros das fases pau brasil e antropofágica da artista mais conhecida das crianças em idade escolar.

Segundo os diretores, que realizaram uma extensa pesquisa sobre a obra de Tarsila do Amaral, um dos quadros mais determinantes para a construção da história foi “A CUCA”, que propiciou a incorporação de personagens como o Saci, o Bicho Barrigudo e o Bicho Pássaro, além de outros elementos como os brincos, que estão no auto retrato da pintora.

Quem foi Tarsila do Amaral?

Tarsila do Amaral nasceu em 1886, no interior do Estado de São Paulo. Estudou em São Paulo e depois em Barcelona, na Espanha, onde fez seu primeiro quadro, ‘Sagrado Coração de Jesus’, em 1904.

Começou seus estudos em arte com escultura, com Zadig, passando a ter aulas de desenho e pintura no ateliê de Pedro Alexandrino em 1918, onde conheceu a pintora Anita Malfatti.

Em 1920, foi estudar em Paris, onde ficou até junho de 1922. Teve conhecimento da Semana de Arte Moderna (que aconteceu em fevereiro de 1922) através das cartas da amiga Anita Malfatti.

Confira o trailer: