Teresópolis inaugura Casa de Acolhimento para pacientes em tratamento no Rio de Janeiro
A Prefeitura de Teresópolis inaugurou na última terça-feira, 27, a Casa de Acolhimento e Apoio à Saúde, no centro do Rio de Janeiro. Com apoio da Câmara Municipal de Vereadores, a estrutura servirá como ponto de atendimento a pacientes que aguardam a realização de exames e necessitam de descanso até a viagem de volta ao município.
Na inauguração do espaço estavam presentes o Prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen, junto com a Secretária de Saúde, Dra. Clarissa Rippel, a Subsecretária de Atenção Integral à Saúde, Dra. Michelli Nogueira e também pela Coordenadora da Regulação Municipal, Dra. Luciana Castro. O Legislativo foi representado pelo Vice Presidente da Câmara Municipal Fabinho Filé, pelo Vereador Tenente Jaime e pelo diretor da Câmara Municipal, Edmar Ramos.
A criação da Casa de Acolhimento e Apoio à Saúde é fruto de um projeto de lei do vereador e Presidente da Câmara Municipal, Leonardo Vasconcellos, e sancionado pelo Prefeito Vinicius Claussen. A unidade é um marco para o município já que cerca de 1.100 pacientes são transportados todos os meses à capital do estado para a realização de exames e consultas de diversas especialidades.
Localizado no centro do Rio de Janeiro, a estrutura contará com equipe formada por enfermeiros, assistente social e motoristas contratados pela Secretaria Municipal de Saúde. Em funcionamento, o centro de apoio poderá receber 12 pacientes simultaneamente, e a estrutura inclui: acessibilidade em portas e material didático e brinquedos para crianças acompanhadas por responsáveis.