Teresópolis sedia, junto de outras cidades do mundo, sua primeira Jane’s Walk
Neste sábado, dia 4, a partir das 10h, Teresópolis receberá pela primeira vez o movimento Jane ‘s Walk, que busca promover o apreço pela vida urbana a pé por meio de caminhadas guiadas por cidadãos inspirados na urbanista e ativista Jane Jacobs. A iniciativa visa encorajar as pessoas a compartilhar suas experiências e histórias sobre seus bairros, descobrindo aspectos não explorados de suas comunidades através da caminhada, que representa um momento de conexão, troca de vivências e convívio social. Sem necessidade de inscrição, o evento é gratuito.
Teresópolis será a única cidade do Estado do Rio, fora a capital, a sediar o Jane’s Walk este ano. O tour terá como ponto de partida o campus da Estácio Teresópolis e seguirá pelas ruas da Várzea, para que os participantes possam contemplar a azulejaria, patrimônio cultural da cidade.
A cidade foi inscrita pela coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Estácio Teresópolis, Ecléa Morais: “Eu faço parte dessa iniciativa desde 2024. Esse movimento incentiva a realização de passeios comunitários a pé, levando as pessoas para as ruas para experimentar e discutir a qualidade do ambiente urbano em que vivem. No curso de Arquitetura e Urbanismo, estudamos Jane Jacobs e Kevin Lynch, autores que defendem a prática do urbanismo no cotidiano das cidades, na preservação da paisagem natural e na humanização dos ambientes urbanos através da concepção de espaços a partir da escala humana”, comentou Ecléa.
O movimento está sendo organizado pelo EMAU UNESA – Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da Estácio. Para Izabella Barreto, coordenadora EMAU Teresópolis, a participação desse evento mundial corrobora com o pensamento dos alunos e monitores da instituição e de todo o bom profissional de pensar e ver a cidade de uma forma melhor e mais humana.
“Como professora do Ateliê Paisagem me deparei com muitos alunos nascidos e criados no próprio município e que mesmo assim não reconhecem a cidade onde vivem. E com esse movimento além de colocar em prática análise de percurso e estudo da paisagem, homenageamos e discutimos a evolução urbana. E nosso escritório modelo tem como foco sempre trazer projetos e análises que tragam informações de forma qualitativa em arquitetura para o cidadão. Estamos este ano focando no patrimônio histórico arquitetônico da cidade de Teresópolis”, disse ela.
Mais de 20 países
A organização não governamental Jane’s Walk foi fundada em Toronto com a missão de difundir as ideias de Jane Jacobs, incentivando as pessoas a explorar suas cidades a pé e discutir questões relacionadas à qualidade do ambiente urbano. Este movimento, que ocorre mundialmente no primeiro final de semana de maio, tem como propósito fortalecer o engajamento cívico e a vitalidade urbana.
A obra mais conhecida de Jane Jacobs, que morreu em 2006, é o livro “Morte e Vida de Grandes Cidades (The Death and Life of Great American Cities, 1961), na qual ela analisa o espaço público das cidades americanas na década de 50 e identifica as razões da violência, da sujeira e do abandono
Presente em 25 países, de acordo com o último levantamento realizado pela organização, mais de 500 cidades participaram do Jane’s Walk, refletindo a sua ampla adesão global e a relevância na promoção da conscientização sobre questões urbanas.