Exposição que marca o início das comemorações do centenário do Museu Histórico Nacional em 2022, “Terra à vista e pé na lua” tem como foco a aventura humana rumo ao desconhecido

Foto: Reprodução

Pelo olhar visionário de Ziraldo – artista atemporal cuja produção se faz presente no imaginário de brasileiros e brasileiras de todas as idades – o visitante navegará do descobrimento do Brasil às conquistas espaciais, passando por obras do artista que se unem conceitualmente às coleções do museu via códigos QR espalhados pela cenografia.

A trajetória de Ziraldo (livros, personagens, ideias ou mesmo objetos de trabalho) reconecta o visitante, de forma instigante e criativa, à história de um Brasil construído diariamente por todos nós. A curadoria e direção de arte ficam a cargo de Adriana Lins e Guto Lins (Manifesto), que contaram com o apoio e a participação do Instituto Ziraldo, enquanto a cenografia é assinada por Susana Lacevitz e Philppe Midani (Cenografia.Net).

Segundo Vania Bonelli, diretora interina do Museu Histórico Nacional, para dar início às comemorações do centenário do MHN em 2022, “a fantástica criatividade” de Ziraldo e seus super-heróis é uma “verdadeira odisseia”.

A exposição faz parte do Plano Anual 2021 do museu, que tem o apoio da Associação dos Amigos do MHN e patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Serviço:

“Terra à vista e pé na Lua” – Ziraldo nos 100 anos do Museu Histórico Nacional

Visitação: de 20 de novembro de 2021 a 20 de fevereiro de 2022.

Museu Histórico Nacional

Endereço: Praça Marechal Âncora, s/nº – Centro – RJ Telefone: (21) 3299-0324

Site: http://mhn.museus.gov.br/

Redes sociais: @museuhistoriconacional

Funcionamento: De quinta a sábado, das 10h às 16h – entrada franca. Saiba mais em mhn.museus.gov.br.