Foto: Regina Lobianco

No Dia de Reis, 6 de janeiro, os grupos se apresentam  e o Festival ocorre nos dias 22 e  23

Criada na gestão da Professora Lúcia Cortês à frente do Departamento de Cultura da Prefeitura, nos anos de 1990, a Associação de Folias de Reis mantém a tradição, com seus grupos, e invade as ruas de Nova Friburgo desde o início do mês de dezembro. É a jornada das Folias de Reis!

Na véspera do Natal, no presépio de Conselheiro Paulino, na praça Lafayette Bravo Filho, ocorre a abertura das celebrações, tradição cultural mineira e portuguesa que faz parte da vida dos friburguenses desde o ciclo do café.

A Folia de Reis é considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro e Nova Friburgo é um dos municípios do estado com o maior número de grupos.

O Dia de Reis é celebrado em 6 de janeiro, quando os grupos de Alto Floresta, Baixada de Salinas e Chácara do Paraíso se apresentam no presépio de Conselheiro Paulino, a partir das 19h30.

A culminância está marcada para os dias 22 e 23 de janeiro, durante todo o dia, em Conselheiro Paulino, como manda a tradição, com o Festival de Folias de Reis.