Divulgação

Atividade faz parte do Projeto Uerê, fundada por Yvonne Bezerra de Mello há 24 anos

O projeto Uerê,  localizado no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro, proporciona a crianças e adolescentes muito mais que atividades  educativas e entretenimento. É importante que superem todas as dificuldades enfrentadas para seguirem com os sonhos e acreditarem em um futuro cada vez melhor. Assim, também nasceu a escolinha de futebol Uerê Gol, há 09 anos. Hoje, a atividade recebe 80 crianças, entre 06 e 16 anos.

O esporte promove o desenvolvimento psicomotor, físico e afetivo, e auxilia no processo de educação e formação do cidadão. É uma das dez atividades do projeto desenvolvido por Yvonne Bezerra de Mello, idealizadora do Uerê. Ela nos conta que a escolinha foi fundada para os preparativos da Copa do Mundo por incentivos da Elcotour (Turismo Social) e conta com o patrocínio da Continental. “Participamos de vários campeonatos, dentro e fora da comunidade. Somos campeões em várias competições. Os alunos, em contato com a modalidade, resolvem os seus conflitos com maior facilidade, cuidam dos colegas e conduzem, de forma mais autônoma, um papel de liderança positiva”.

No espaço, o professor Alexandre Piquete e o assistente Lucas Medeiros escolhem os times com foco no espírito esportivo, no trabalho em equipe, na formação de grupos e exercícios de coordenação. “Sempre alinhados à pedagogia Uerê-Mello. Temos seis equipes. Hoje, um dos nossos meninos joga no sub-20 do Botafogo Futebol Clube”.

A incansável Yvonne recorda um dia muito especial. “Recebemos doações de uma empresa de material esportivo, entregue pelo craque brasileiro Ronaldinho Gaúcho, que ainda jogou um bolão com a garotada. Outro momento inesquecível foi quando o meia Raí, oriundo do projeto, foi aceito no Botafogo. Que orgulho!”.