Reprodução

O Reitor da Uerj, Professor Ricardo Lodi, assinou ato oficial que instituiu o Programa de Extensão Universidade do Mar. O projeto é resultado de uma parceria firmada em 2018 entre a Faculdade de Oceanografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a Associação de Moradores da Ilha de Paquetá e o Movimento Baía Viva. A nova universidade conta com o apoio institucional de cerca de 70 instituições acadêmicas públicas, como as reitorias da Uerj, UFRJ, UNIRIO, Uezo, PUC Rio, UFRRJ e da UFF, além da Fiocruz e da Comissão Interministerial dos Recursos do Mar (CIRM).

O espaço escolhido para sediar o campus avançado da Universidade do Mar é a Ilha de Brocoió, situada no arquipélago de Paquetá, um dos locais mais preservados do ecossistema da Baía de Guanabara que abrange a Zona de Amortecimento da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim e a Estação Ecológica (ESEC) da Guanabara. Com cerca de 80 km² de manguezais com elevado grau de conservação, a Ilha do Brocoió apresenta rica biodiversidade marinha e avifauna. Os limites destas Unidades de Conservação da Natureza (UCNs) compreendem os municípios de Magé, Guapimirim, Itaboraí e São Gonçalo.

O objetivo da Universidade do Mar é fomentar o ensino, pesquisa e a extensão universitária com cursos de capacitação profissional para comunidades pesqueiras, projetos de monitoramento ambiental e da biodiversidade marinha.