Por Igor Arraes

No dia 04 de fevereiro de 2015, a obra “Vue sur l’Estaque et le Château d’If”, do pintor francês pós-impressionista Paul Cézanne – considerado fundador da Arte Moderna – foi vendida por € 17,9 milhões (euros). Na cotação de hoje, são R$ 109 milhões (reais)

O quadro é um dos raros, entre as obras do artista, criado na forma vertical. Foi pintado durante uma visita de Cézanne à cidade francesa de L’Estaque.

O artista capturou a vista da colina acima da cidade, com pinheiros emoldurando os telhados em tom de terracota do cais dos pescadores e o Mar Mediterrâneo.

O castelo (que também é uma fortaleza) Chateau d’If, do título da obra, está localizado em uma das ilhas do arquipélago de Frioul, visível no fundo do quadro.

O autor: Igor Arraes de Alencar é friburguense. Aficionado por Geografia e História, já rodou por mais de 50 países nos quatro cantos do mundo. Também amante de Português, Matemática, Química, Biologia, Física e Astronomia, escreve sobre fatos históricos e curiosidades da vida, unindo a Arte à Ciência, mesclando todas essas matérias que ama.