Quem não se lembra dos concursos de fantasias criados nos anos de 1930 pelo friburguense Clovis Bornay? Eram disputadas as categorias luxo e originalidade, que faziam grande sucesso, destacando figuras como o próprio Bornay, Evandro de Castro Lima, Zacharias do Rego Monteiro, Mauro Rosas, Marlene Paiva, Jesus Henrique e Wilza Carla entre tantos outrros. Os mais famosos eram os do Teatro Municipal, Copacabana Palace, Hotel Glória, Clube Monte Líbano e Tamoio se São Gonçalo.

O friburguense Clóvis Bornay, criador dos concursos de fantasias no Brasil./Reprodução

Pois bem…o glamour está de volta.  A segunda edição do Desfile de Fantasias de Luxo acontece em 28 de fevereiro, às 20 horas, no Hotel Fairmont Rio de Janeiro em Copacabana. Capitaneado pelo empresário francês Alexis de Vaulx, CEO da Incentivo Brasil e do Camarote + Brasil, o evento vai trazer de volta a exuberância que marcou lindos carnavais do Rio de Janeiro, em defsiles organizados por Arnaldo Montel e Belino Mello.

O evento, em que será entregue o Troféu Marcelo Montero, uma homenagem ao ex-vice-presidente do Salgueiro, morto em 2020, contará com a presença da Corte Real do Carnaval 2022 – Rei Momo, Rainha e Princesas. Já estão confirmados  como desfilantes  os destaques: João Helder,  Nelcimar Pires, Zezito Ávila , Elton , Simara Sukarno, Edmilton Paracambi,  Rodrigo Leocadio e Rogeria Meneguel. 

Esse grupo seleto é integrado por talentosos figurinistas e estilistas dos melhores ateliers do país, que vão apresentar as suas criações, muitas delas vindas diretamente dos desfiles da Marquês de Sapucaí.

Mestres-salas e porta-bandeiras das escolas Imperatriz Leopoldinese, Grande Rio, Portela, Vila Isabel e Unidos de Padre Miguel vão abrilhantar ainda mais o Desfile de Fantasias de Luxo, que terá Bruno Chateaubriand e Marcelo Pacífico como mestres de cerimônia.

“Considero o carnaval do Rio a Sétima Maravilha do Mundo e, por isso, no ano em que estamos celebrando a vida, após o triste evento da pandemia, a cidade merece esse oásis de glamour e alegria”, afirma Alexis de Vaulx, o francês mais carioca do carnaval brasileiro.

Na abertura e encerramento do evento, a música do violonista Willian Isaac vai garantir mais um toque de sofisticação bem no clima do evento, que tem direção geral de Joâo Helder e direção artística de Howard Gillick. Imperdível!