Instituto Fecomércio de Sustentabilidade é o primeiro do País ligado a um entidade do setor. Primeiro projeto é uma máquina de recolhimento de garrafas Pet

Reprodução

O Sistema Fecomércio RJ lança hoje o Instituto Fecomércio de Sustentabilidade – IFeS, o primeiro instituto desse porte ligado a uma Federação do Comércio no país. Outras federações já estudam a implantação em seus respectivos estados. Um dos principais objetivos é o de estabelecer uma alternativa segura na implantação de programas que atuam no desenvolvimento do empreendedorismo social e ambiental, como meio para promover o crescimento humano, empresarial e das instituições, otimizando, assim, as práticas sustentáveis presentes na relação entre empresários e consumidores do comércio de bens, serviços e turismo fluminense.

O evento acontecerá no Auditório da Fecomércio RJ, no Flamengo. São aguardadas as presenças do governador Claudio Castro, do prefeito Eduardo Paes, do secretário Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, do presidente da Câmara Municipal, Carlos Caiado, entre outras autoridades estaduais e municipais. O presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior e diretor do IFeS, Vinicius Crespo também estarão presentes.

O primeiro projeto piloto do IFeS, o programa RePET, já será apresentado no lançamento do instituto. Trata-se de uma máquina de coleta totalmente automatizada e construída especificamente para esse descarte de garrafas pet e suas tampinhas plásticas. O projeto tem como base a logística reversa pós-consumo, processo que consiste na coleta e encaminhamento à reciclagem (ou outra destinação adequada) de produtos e seus resíduos após o descarte do consumidor final.