Divulgação.

Entre os dias 13 e 15 de maio, o distrito de Porto Marinho, no município fluminense de Cantagalo, sedia a Festa da Colheita do Arroz Anã. Mais do que celebrar a produção do grão, característico dessa região às margens do rio Paraíba do Sul, o objetivo do evento é divulgar essa variedade do cereal, ainda pouco conhecida até mesmo pelas comunidades vizinhas. Para isso, em parceria com a prefeitura municipal de Cantagalo, o Senac RJ preparou uma programação com oficinas e aulas-show que irão abordar a importância desse arroz para a alimentação local e seu potencial para a gastronomia. Em parceria com o Sesc RJ, também haverá uma ação de turismo de experiência. O evento marca, ainda, o lançamento do livro “Muito prazer, Arroz Anã”, da Editora Senac Rio.

O projeto Arroz Anã do Senac RJ tem a coordenação do chef Osvaldo Gorski. A programação do Senac RJ na Festa da Colheita começa na sexta-feira, 13, em Cantagalo, com uma oficina para merendeiras das escolas da região. O objetivo é familiarizar as cozinheiras com o produto, que poderá ser adotado em breve no cardápio escolar do município. As participantes irão aprender como utilizar o Arroz Anã em receitas salgadas, no preparo de doces e até mesmo em lanches. 

Já no sábado, 14, a festa, gratuita e aberta ao público, acontece em Porto Marinho, em uma tenda montada pela prefeitura. Às 14h, a chef Teresa Corção promove uma aula-show para apresentar a versatilidade do cereal no preparo de receitas salgadas e doces. Os participantes irão aprender a preparar uma salada de Arroz Anã e um Manjar de arroz com calda de goiabada. Logo após, às 15h30, haverá a apresentação cultural folclórica Mineiro Pau e, a partir das 17h, o show de forró Meu Xodó, com o artista André Bussinger. A apresentação é um patrocínio de empresas e associações da sociedade civil de Cantagalo. 

Já no domingo, 15, a Festa da Colheita volta para Cantagalo, onde Teresa Corção ministra nova aula-show, às 10h, no auditório do Fraterno Auxílio Cristão (FAC). Os participantes poderão aprender a preparar um Risoto de Beterraba e de um Arroz Doce Indiano. A programação é gratuita e aberta ao público. 

Lançamento de livro

Tanto em Porto Marinho como em Cantagalo, haverá o lançamento do livro “Muito prazer, Arroz Anã”, da Editora Senac Rio, com organização da chef Teresa Corção. A publicação apresenta o resultado das pesquisas com o arroz anã de Porto Marinho realizadas ao longo de um ano pelo Grupo e Pesquisa e Inovação na Cozinha do Senac RJ. O livro traz mais informações sobre as origens e características desse cereal, o processo de cultivo e a importância desse alimento para a cultura local. Além disso, registra as receitas tradicionais da população de Porto Marinho e apresenta sugestões inovadoras de utilização do cereal em pratos doces e salgados. Há desde opções clássicas, como o Arroz Doce de Porto Marinho, quanto inovações como arroz jollof, risoto de beterraba e leite vegano, todos produzidos com a variedade de arroz local.