Foto: Divulgação

O Teatro Porto Seguro retomou sua programação, agora de forma digital, com apresentações para diversas faixas etárias. Para a garotada, a festa começa com a peça “Ilustre Criança — Desenhando a Canção”, idealizada por Jane Duboc, que também canta e interage com o público.

A premiada cantora apresenta nessa experiência virtual uma nova faceta: uma cativante contadora de histórias. Por meio de músicas e histórias infantis, ambas escritas por ela, Jane interage com as crianças estimulando a imaginação e a criatividade dos pequenos na conscientização sobre a família, o diferente e o respeito ao próximo.

Serão apresentadas duas histórias em dias diferentes: O Macaco Baterista estreou no último sábado, 19, mas retornará no dia 04 de outubro e Ele Infante (dias 27.09 e 12.10). Duboc estará sempre acompanhada pelo ilustrador Alexandre de Nadal, que apresentará os personagens na tela e do músico Junior Lobbo, que conduzirá a sonoplastia, ao estilo radionovela, e as músicas cantadas. Além de acompanhar como espectadores, as crianças poderão produzir seus próprios desenhos e compartilhá-los na hora.

Jane Duboc é popularmente conhecida por suas músicas românticas, que já foram trilha de novelas como Vale Tudo e Fera Radical, entretanto, a cantora também tem um passado muito próximo ao universo infantil. É autora de três livros, que viraram peças teatrais: Jeguelinho, Bia e Buze e Lian, o Surfista da Pororoca. Em 1978, gravou Acalantos Brasileiros, projeto de Marcos Pereira, cantando canções de ninar retiradas do nosso folclore. No ano seguinte cantou no LP Sítio do Pica-pau Amarelo. Em 1982, esteve com a Turma do Balão Mágico. Em 1983, participou do especial de TV e disco Arca de Noé, de Vinicius e Toquinho, cantando O Girassol.

Em 1982, também narrou e cantou histórias como O Barquinho, de Ilo Krugli e Sapo Que Vira Rei Que Vira Sapo, de Ruth Rocha, na coleção TABA, da editora abril, que trazia em cada fascículo um livrinho ilustrado e um disco musical nas vozes de artistas como Gal Costa, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e outros grandes nomes da época. Em Rá Tim Bum, na TV Cultura, cantou Sete Cores, de Edu Lobo e no ballet O Grande Circo Místico, cantou a Valsa dos Clowns, de Edu e Chico Buarque.

As apresentações acontecem ao vivo, com transmissão via streaming direto da casa da artista no Rio de Janeiro.