No sábado, 14, ocorreu o lançamento do livro da 1ª Edição do Prêmio Rio de Contos na LER – Salão Carioca do Livro que ocupou os armazéns 3, 4 e 5 do Pier Mauá até o dia 15, domingo. A obra traz uma coletânea de 25 contos escritos, com sua tiragem inicial de mil exemplares a ser distribuída gratuitamente para bibliotecas públicas, comunitárias e para população de baixa renda.

Entre os autores há representantes do interior e de todas as zonas da capital carioca, tendo em seu bojo narrativas negras, LGBTQIA com autores de idades que vão dos 20 aos 80 anos.

Os autores selecionados pela 1ª edição do prêmio passaram por uma série de vivências com cursos de escrita criativa com Cláudia Chigres da PUC Rio, literatura com Leonardo Tonus da Sorbonne Paris, aula magna de língua portuguesa com Pasquale Cipro, encontro com MV Bill como escritor e mentorias individuais com Bárbara Caldas, num processo de reescrita dos contos que foram amadurecidos para o lançamento desta obra final que vem com orelha do Professor Pasquale dizendo que “O Prêmio Rio de Contos é um verdadeiro oásis”. 

“E eis que juntos somos pretos, brancos, indígenas ou tudo misturado. Somos além da juventude, da maturidade ou da dita velhice. Somos do subúrbio, do interior, da zona sul, da Baixada, da serra e do mar. Somos tudo o que o Rio de Janeiro é”. São palavras da contracapa do livro que logo estará nas livrarias do Rio de Janeiro.

Para acompanhar todas as atividades do Prêmio Rio de Contos, acesse o Instagram @premioriodecontos.

Autores e autoras: Aglaéé Carvalho, Antonio de Medeiros, Camila de Araújo, Daiana de Souza, Dênis Rubra, Felipe Loureiro, Fernanda Bittencourt, Fernando Naxcimento, Gustavo Cunha, Henquique Bulhões, Jânderson Albino Coswosk, João Ricardo Campos, Kíssila Muzy, Luiz Henrique Romagnoli, Matheus Optiz, Máximo Lustosa, rafael amorim, Rafael Simeão, Raysa Blith, Ricardo Gualda, Sueka, Taís Victa, Teresa Garbayo, Thais Carvalho Azevedo e Thiago Emanuel.