Mumuzinho capitaneia o projeto / Divulgação

No Morro da Cachoeirinha, Rio de Janeiro, há 80 anos, nascia Antônio Carlos Bernardes Gomes, conhecido como Mussum,  dono de um  humor simples,  irreverência e raciocínio veloz,  que abriram portas e fizeram com que transitasse por espaços  pouco ocupados por gente preta e de origem humilde.

Com o propósito de lançar luz ao legado desse artista genial  e resgatar sua memória, o cantor Mumuzinho vai liderar o projeto “Artistas do Cacildis”, em que receberá  representantes da cultura afro-brasileira para bater um papo bem descontraído sobre as suas carreiras e a importância do humorista em suas trajetórias. Tudo pode ser visto de forma gratuita no YouTube.

Na primeira temporada, o cantor Mumuzinho conversa com Sandra Sá, Roberta Rodrigues, Rafael Zulu e Jorge Aragão, no Beco do Rato,  bairro da Lapa,  formador de grandes sambistas da nova geração. E o foco de todas essas entrevistas foi o papel fundamental que Mussum teve nos “passadis”, “presentis” e “futuris” desses artistas – seja com histórias engraçadas, seja como representante de uma transgressão do status quo por meio do riso.

O nome de Mumuzinho como âncora também tem a ver com as possibilidades de sonho que Mussum deu para os mais novos. A musicalidade, o improviso, o humor e a versatilidade do cantor são o maior exemplo do legado do veterano. O objetivo do projeto audiovisual é reverenciar esse e outros tantos artistas negros da atualidade.