Pesquisa da Fecomércio-RJ revela que 77% dos empresários do setor de serviços confiam que seus negócios vão melhorar no próximo trimestre

Foto: Reprodução

Última pesquisa da Fecomércio-RJ revela que 77,9% dos empresários do setor de serviços esperam que a situação de seus negócios melhore ou melhore muito no próximo trimestre, marcando leve queda de 1,4 ponto percentual em relação à pesquisa anterior. Neste novo levantamento, apenas 15,3% dos entrevistados afirmam que a situação deve continuar igual. Outros 6,8% creem numa piora ou piora acentuada na situação de suas empresas.

O estudo, que ouviu 187 empresários do segmento entre 01 e 04 de novembro aponta, ainda, que para 29,3% dos empresários a situação de seus negócios melhorou ou melhorou muito nos últimos três meses, esse é o melhor percentual da séria histórica, desde o trimestre final de 2020. Esse resultado impulsionou o índice de negócios na situação presente, que atingiu o valor recorde de 92,3 pontos. Ainda assim, para 35,6% dos entrevistados, houve piora ou muita piora na situação atual do negócio. Outros 35% acreditam que a situação do seu empreendimento permaneceu igual.

Quando questionados sobre os principais fatores que atualmente limitam o seu negócio, 48,1% dos empresários apontam a insuficiência de demanda, e outros 42,5% indicaram as restrições financeiras. Além disso, para 11,9% a falta de espaço e/ou equipamentos é um dos principais impeditivos e, por fim, a falta de mão de obra é apontada por 9,7% dos entrevistados.