Lançada em 2014 com o objetivo de fomentar o turismo, que tinha sido comprometido pelas chuvas fortes na região serrana, a Rota Cervejeira RJ – integrada por representantes do setor de cervejas artesanais e especiais – vem, nos últimos anos, auxiliando nas grandes conquistas do mercado cervejeiro do estado e do país.

No início eram apenas seis cervejarias, hoje são mais de 20 pequenas, médias e grandes empresas que integram a Rota Cervejeira RJ, em quatro municípios:  Petrópolis, Teresópolis, Guapimirim e Nova Friburgo.

O objetivo principal da Rota Cervejeira é promover os setores cervejeiro e turístico da Serra do Rio, oferecendo aos visitantes beer tours (com uma imensa diversidade de estilos de cervejas); e apresentar a boa gastronomia, o setor hoteleiro e, é claro, as belezas naturais da região.

No próximo final de semana,  25 e 26 de janeiro, a partir das 11h, a Região Serrana é o local ideal para os amantes da boemia. No  Nova Friburgo Country Clube acontecerá a 1ª edição do Festival Cerveja das Montanhas, organizado pela Rota Cervejeira RJ.

Durante os dois dias, 20 cervejarias de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis e Guapimirim ocuparão o Nova Friburgo Country Clube, antiga residência do Barão de Nova Friburgo e, depois, da família Guinle, com jardins exuberantes e uma paisagem de tirar o fôlego.  

Todas estarão munidas de 4 torneiras, sendo 3 delas com estilos de linha e uma com uma cerveja especialmente produzida para o festival.

Serão 80 rótulos diferentes para apreciação dos amantes da cerveja, além da gastronomia, shows e vários expositores da serra.