Pixinguinha./ Reprodução

Centro Cultural Banco do Brasil /RJ realiza uma série de atividades para homenagear o Dia do Compositor

Para celebrar o Dia Mundial do Compositor, que será comemorado neste sábado, 15, o Centro Cultural Banco do Brasil RJ vai investigar as diferentes formas de composição e homenagear um dos maiores músicos e compositores brasileiros de todos os tempos, o genial Pixinguinha. Suas composições musicais influenciaram e consolidaram um gênero mundialmente conhecido como Chorinho.

Inspirados nas músicas de Pixinguinha e em homenagem ao Dia do Compositor, o CCBB RJ terá uma série de atividades para desvendar os mistérios e belezas do ato de compor, o “big bang” da música.

Nascido em 1897 no bairro de Piedade, Alfredo da Rocha Vianna, o Pixinguinha, é um dos maiores nomes da história da música brasileira. Parceiro de Donga, autor do primeiro samba conhecido, “Pelo Telefone”, e integrante do Oito Batutas, pioneiro conjunto musical brasileiro a se apresentar na Europa, é autor de clássicos absolutos como “Lamento”, “Ingênuo e “Carinhoso”, aquele que é considerado seu maior sucesso e quase sinônimo de sua vasta e brilhante obra.

A atividade faz parte do projeto Patrimônio e Memória do Programa CCBB Educativo Arte & Educação, que entre outras ações, celebra algumas das datas comemorativas que marcam o calendário brasileiro, como uma oportunidade de revisar narrativas e fortalecer nossos vínculos com a cultura brasileira.

Mais informações : www.bb.com.br/cultura

Programação completa: http://ccbbeducativo.com