A jornalista e escritora Beatriz Coelho Silva./ Divulgação

“Samba se Aprende na Escola: Canções da Praça Onze”, é uma série com 18 episódios que aborda a história do gênero musical e do bairro carioca Praça Onze,  considerado berço do samba, cuja demolição completa 80 anos em 2022 .O projeto surgiu de palestras que a jornalista e escritora Beatriz Coelho Silva realizou em escolas públicas durante seu Mestrado em Letras.

“Usava canções antigas para mostrar a adolescentes de hoje que o samba, tido como a melhor música do Brasil, era mal visto por ser música de pretos pobres.”, conta Beatriz.

“Samba se Aprende na Escola” é um material didático, sem fins lucrativos. Os episódios contam a história do samba e da Praça Onze e uma música sobre o bairro e um especialista falando sobre o tema da canção. Há ainda uma versão instrumental para a pessoa cantar solo ou em grupo, produzida pelo maestro Paulão 7 Cordas.

Nos vídeos, Paulão 7 Cordas conta como se faz um samba enredo; Cristina Buarque fala de pesquisa musical e feminismo, João Roberto Kelly (autor do Rancho da Praça Onze) e Aluísio Machado (autor de Bumbum Paticumbum Prugurundum) contam como criaram estes clássicos. E Ronaldo Wrobel fala como era a Praça Onze, onde seus avôs, imigrantes judeus, foram morar quando chegaram ao Brasil fugindo do nazismo.

Depois do lançamento oficial no canal do Youtube, os episódios serão disponibilizados também nas plataformas de streaming, Spotify Deezer e Amazon, às terças e quintas-feiras, às 6h da manhã, até o mês de abril.

A Série será lançada no dia 15 de fevereiro, às 20h, no Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCRmfpBmqQLBXVgP-M04NgDQ